Apesar do título, não estamos falando de casamento, embora existam semelhanças.
Quando os sócios de uma empresa decidem se separar, além do desgaste emocional, os problemas financeiros podem deixar a situação ainda pior.
Os empresários podem se antecipar e prever um plano para a dissolução societária, já no começo da sociedade. Mas, caso não haja um plano, fazer uma avaliação da empresa é a melhor saída.
Justamente por todas essas complicações, nós da NK Consultoria fizemos uma matéria especial para você.
Vamos lá?
Veja também sobre Pequena Empresa Grande
Imagem Ilustrativa || Via Pexels
Dissolução societária || O que é?
Como o próprio nome já sugere, acontece um rompimento de uma sociedade. Nesse caso, a dissolução societária quebra os laços entre sócios após ambos não quererem trabalhar em conjunto.
Os motivos para a dissolução acontecer pode ser diversos, seja falta de entendimento, brigas, o término de um contrato ou, simplesmente, a falta de interesse em continuar juntos.
O fim da parceria entre sócios, por outro lado, não significa o fim da empresa. Por isso subdivide-se em dissolução societária parcial ou total.
Saber em qual tipo de dissolução societária se encaixa ajuda a empresa no processo do rompimento.
Veja também sobre diferenças entre dívidas boas e ruins
Dissolução societária parcial
No caso da dissolução parcial, o contrato social é desfeito por uma parte de sócios que saem do quadro da empresa, contudo, outras áreas e a personalidade jurídica da empresa continua existindo.
Aplica-se a sociedades limitadas, ou seja, anônimas de capital fechado e sociedade em comum.
Ela pode ocorrer por motivos como morte, retirada ou expulsão do sócio
Dissolução societária total
Diferente da parcial, esta gera o fim da sociedade, bem como suas atividades.
Após o rompimento acontecer, a personalidade jurídica existirá por tempo limitado. Isso porque, é necessário realizar a contabilidade dos pagamentos e dividir os saldos restantes, quando houver, entre os sócios.
Os motivos da dissolução societária total são mais extensos, podendo ser relacionados a falência, vencimento de prazo, extinção de autorização para operar, dissolução judicial por causa justa e outros.
Veja também sobre gestão de custos
Imagem Ilustrativa || Via Pexels
Dissolução societária || Você não é o primeiro
É comum que no início de uma empresa os sócios tenham suas ideias e metas compatíveis, com confiança um no outro e tudo está mil e uma maravilhas.
Porém, também é comum que dificuldades apareçam e as coisas podem começar a dar errado, ou simplesmente o contrato esteja chegando ao fim e um dos sócios não esteja mais a fim de continuar.
Isso pode gerar inúmeras brigas e, nos casos onde há conflitos internos, é possível que comece a haver buscas por culpados por todos os pontos negativos.
Entretanto, é imprescindível que todos os sócios lembrem que eles não são os primeiros a passar por esse processo.
As divergências podem desgastar a sociedade, o que leva a dissolução. Com isso, os recursos financeiros e os conhecimentos técnicos precisam ser divididos e isso acaba gerando inseguranças por parte dos sócios, afinal ninguém quer sair perdendo com a situação.
Por isso, é importante ser justo e ter alguém profissional para ajudar na dissolução societária, tanto parcial quanto total.
Veja também sobre como corrigir preços
Dissolução Societária || Vou perder dinheiro?
Essa é a principal dúvida quando existe a dissolução societária.
Uma das formas de conseguir uma negociação de maneira justa é por meio da Avaliação da Empresa.
A Valuation, como é chamado a Avaliação da Empresa, trará uma análise sobre a gestão desse negócio com o objetivo de encontrar o valor justo, ou seja, o mais próximo do valor de mercado.
Com base no resultado da Avaliação, os ex-sócios terão mais segurança sobre a divisão dos recursos financeiros existentes e qual será o impacto para os que permanecerem no negócio.
Somente a Valuation conseguirá separar os conflitos emocionais e resolver a questão de maneira justa e imparcial.
Quer saber mais por que avaliar sua empresa? Clique aqui!
Avaliação da Empresa
Como já se sabe, a Valuation consiste em identificar o valor do seu negócio, determinando um preço justo e o retorno de suas ações.
A Avaliação de uma empresa pode ser feita de diversas formas diferentes, como o Método Patrimonial, Análise Comparativa de Múltiplos e outros.
O primeiro normalmente é utilizado para avaliar empresas ou indústrias que já estão fechadas, possuem bens, um parque fabril valioso, mas, não geram receita ou estão com dívidas.
Já a segunda se leva em consideração o cenário de empresas com características muito semelhantes. Então, de maneira resumida, se uma empresa que fatura R$4 milhões por ano foi vendida por R$8 milhões, quer dizer que foi utilizado múltiplos de dois sobre seu faturamento.
Veja mais sobre quanto vale a sua empresa
Imagem Ilustrativa || Via Pexels
Dissolução Societária || Como acontecer
No momento em que a dissolução societária começa, é necessário elaborar um distrato social. A elaboração é feito em uma assembleia e ela visa prever as responsabilidades, deveres e os direitos de cada sócio.
Após a verificação desses dados e outros já citados anteriormente, apenas a parte do sócio que está saindo da empresa é paga, no caso da dissolução parcial.
Todos os sócios devem assinar o distrato para comprovar que tudo está de acordo com o processo correto.
Entretanto, há casos que a empresa precisa recorrer a uma ação jurídica para realizar a dissolução societária.
Em outras palavras, a dissolução pode acontecer judicialmente ou extrajudicialmente.
Veja também sobre controles financeiros.
Estejam preparados!
Vai começar um novo empreendimento e precisa de um sócio? Esteja preparado, faça um plano empresarial que preveja determinadas situações e já converse com o seu sócio sobre o futuro.
Ninguém começa uma sociedade já pensando em se separar, mas caso isso ocorra saiba que existem soluções e que elas não estão distantes de sua realidade.
Procure uma empresa de consultoria financeira que proporcione segurança nas suas atividades empresariais e bons negócios!
Veja sobre esse assunto clicando aqui!
Dissolução Societária || Conclusão
Gostou da matéria? Agora você já sabe tudo sobre dissolução societária e como manter-se firme durante o processo.
Fique ligado em nosso blog para mais dicas e acesse nosso podcast para obter mais conhecimentos sobre assuntos importantes para sua empresa.
Acesse também nossas redes sociais;
> YouTube