Análise de Viabilidade

A viabilização de qualquer negócio começa sempre pelo aspecto econômico-financeiro. É necessário analisar e coletar diversas informações referentes ao negócio para então decidir pelo investimento ou não. Uma análise de viabilidade servirá como um mapa para orientação, coordenação e controle dos passos que a empresa dará no curto e médio prazo.

Na NK Consultoria utilizamos a Análise de Viabilidade Econômico Financeira nos seguintes casos:

  • Expansão do negócio atual;
  • Novas unidades;
  • Novas franquias;
  • Apresentação de projetos para fontes de financiamento (Investidores, Bancos e Financeiras);
  • Investimentos no Paraguai (Maquila ou Zona Franca Ciudad del Este);

As premissas para esta análise serão: perspectivas de crescimento da receita, estrutura de custos inicial e projetada, impostos e fluxo de caixa livre (considerando investimento, depreciação e capital de giro).

Abaixo as principais etapas do serviço:

Investimentos necessários

Nesta etapa será realizado um levantamento geral dos investimentos em infraestrutura, maquinário, capital de giro, pessoal, entre outros. Será necessário suporte de um integrante da empresa.

Esta etapa do trabalho poderá ser responsabilidade do cliente, reduzindo o custo total do projeto de consultoria.

Projeção

Para realizar o estudo de Viabilidade Econômico-Financeira é preciso projetar todas as entradas e saídas de caixa por determinado período e então analisar os principais resultados e margens.

A partir do investimento inicial será feita uma projeção de receita, que levará em consideração os principais aspectos que podem contribuir com o aumento ou diminuição de receita no curto e médio prazo. O parâmetro utilizado para analisar o investimento é o Fluxo de Caixa Livre, que basicamente é o resultado final após todos os investimentos realizados (incluindo investimentos permanente e circulantes – Capital de Giro).

Análise e apresentação

Para decidir pelo investimento é preciso analisar alguns indicadores de performance com base nas projeções realizadas anteriormente. Os todos mais comuns na análise de investimento são: Valor Presente Líquido, Taxa Interna de Retorno e Payback.

Vamos conversar?

Entre em contato através do formulário abaixo com suas principais dúvidas.