fbpx

Saiba diferenciar dívidas boas e dívidas ruins

divida boa x dívida ruim

Precisamos falar sobre uma crença comum: zerar dívidas. Uma empresa consegue zerar as dívidas? É mesmo necessário que isso aconteça? Se você fizer uma análise, vai descobrir que a resposta é não. Muitas vezes, é vantajoso você ter uma compra parcelada com o fornecedor, por exemplo. Errado é deixar de pagar essa conta e isso gerar um prejuízo, como juros e multa.

 

O que é dívida e quando ela é ruim?

Frequentemente, empresas procuram ajuda de consultorias financeiras para encontrar soluções para quitar dívidas. Mas, o que é uma dívida? 

Dívida é uma obrigação financeira com terceiros feita quando adquirimos algum bem ou serviço e não efetuamos o pagamento na hora. Por exemplo, a compra parcelada de matéria prima.

O problema nasce quando não somos capazes de honrar com esta dívida na data estipulada. Isto irá gerar juros e multa, perderemos a credibilidade perante o fornecedor e outras oportunidades de investimento. Isso é uma dívida ruim. 

 

Sim, existe dívida “boa”

O parcelamento realizado durante a compra de um fornecedor pode ser considerado uma dívida boa pois, você consegue projetar o pagamento do fornecedor para o futuro. Isso quer dizer que a mercadoria vai chegar, você vai vender, vai receber esse dinheiro e depois vai pagar o fornecedor. 

Quando você tem que pagar o seu fornecedor à vista e vende em 10 vezes, você precisa de mais capital de giro. O que as pessoas esquecem é que ter um parcelamento com o fornecedor, ajuda no capital de giro. 

 

Quando a dívida boa vira um problema 

A dívida boa precisa ser bem administrada. Essa conta precisa ser prevista e paga corretamente. O que acontece, muitas vezes, é o empresário ver o caixa com o dinheiro, esquecer que aquele valor já está comprometido, e gastar. Então, para conseguir pagar o fornecedor acaba recorrendo a empréstimos, gerando mais gastos e isso vira uma bola de neve. 

 

Organize-se!

Você lança as contas pagas e a entrada no estoque? Só lançar as vendas, não é o jeito correto de gerenciar uma empresa financeiramente. Você precisa saber quanto lucrou, qual é a sua margem de lucro e o custo fixo total. Muita gente tem um monte de informação no sistema mas, não consegue entender o que está acontecendo na empresa.

O grande ganho é começar saber o que é uma dívida, que contas a pagar são essas e se consegue receber. Tenha calma, não entre em desespero! Não tenha medo de dever uma dívida boa. 

 

Ouça nosso Nkast sobre dívidas e acompanhe a maneira bem-humorada que nossos consultores trataram o tema. Conheça a história fictícia da Sandra Rosa e descubra se não está passando por isso também. Se precisar de ajuda, fale com a NK Consultoria.