fbpx

Saiba diferenciar dívidas boas e dívidas ruins

Saiba diferenciar dívida boa e dívida ruim

Dívida, uma palavra que assusta muitos empreendedores, os quais sempre se perguntam em como zerá-las.

Afinal, uma empresa consegue zerar as dívidas? Ou melhor, é mesmo necessário que isso aconteça? Se você fizer uma análise, vai descobrir que a resposta é não.

Muitas vezes, é vantajoso você ter uma compra parcelada com o fornecedor, por exemplo. Errado é deixar de pagar essa conta e isso gerar um prejuízo, como juros e multa.

Por isso, nós da NK Consultoria preparamos uma matéria específica pra você, que quer saber mais sobre sua dívida.

Veja também: Gestão de custos

Saiba diferenciar dívida boa e dívida ruim

Imagem Ilustrativa || Via Pexels

O que é dívida?

Frequentemente, empresas procuram ajuda de consultorias financeiras para encontrar soluções para quitar dívidas.

Mas você sabe exatamente o que é uma dívida?

Dívida é uma obrigação financeira com terceiros feita quando adquirimos algum bem ou serviço e não efetuamos o pagamento na hora. Por exemplo, a compra parcelada de matéria prima.

Para muitas pessoas, a dívida pode ser algo ruim e que prejudicará a si mesmo ou ao próximo. Porém, em outros casos, a dívida é necessária e, talvez, a única solução.

Leia também: controles financeiros

Dívida ruim

A dívida ruim é aquela que não trará nenhum tipo de benefício a você ou a sua empresa, e ainda pior, vai prejudicar apenas.

Nesse caso, o principal problema nasce quando não somos capazes de honrar com a dívida na data estipulada.

Isso vai gerar juros e multa, ocasionando na perda de credibilidade perante o fornecedor e outras oportunidades de investimento.

Por isso, é importante não deixar sua dívida acumular. Ou melhor, é bom não adquirir esse tipo de dívida que apenas prejudicará sua empresa.

Leia também sobre “vendi e me arrependi”

Dívida… boa?

Parece estranho, contudo, existem dívidas que podem ser consideradas boas.

Nesse caso, a dívida “boa” seria aquela que não trará nenhum malefício para você ou para sua empresa, além de trazer algum benefício a longo prazo.

Por exemplo, o parcelamento realizado durante a compra de um fornecedor. Ao praticar esse ato, você vai conseguir projetar o pagamento do fornecedor para o futuro.

Em outras palavras, a mercadoria deve passar por um processo. Ela chega, é vendida, você recebe o dinheiro e então paga o fornecedor.

Quando você tem que pagar o seu fornecedor à vista e vende em 10 vezes, você precisa de mais capital de giro. O que as pessoas esquecem é que ter um parcelamento com o fornecedor, ajuda no capital de giro.

Leia também: estratégias de vendas.

Saiba diferenciar dívida boa e dívida ruim

Imagem Ilustrativa || Via Pexels

Quando a dívida boa vira um problema

A dívida boa precisa ser muito bem administrada e planejada previamente. Assim, essa conta precisa ser prevista e paga corretamente.

O que acontece, muitas vezes, é o empresário ver o caixa com o dinheiro, esquecer que aquele valor já está comprometido, e gastar.

Então, para conseguir pagar o fornecedor acaba recorrendo a empréstimos, gerando mais gastos e isso vira uma bola de neve.

Além disso, a dívida boa nem sempre é uma boa escolha.

Justamente por necessitar de um planejamento bem elaborado e colocar as dívidas na mão do futuro, às vezes ela pode acabar sendo arriscada e não obter retornos.

Por isso, antes de se empolgar com a ideia de ter uma dívida que beneficiará seu negócio, procure ter uma certeza maior se ela realmente te trará retorno.

Leia também sobre o valor da sua empresa.

Organize-se!

Claramente, a organização nesse assunto é extremamente fundamental e importante. Por isso, te faço uma pergunta: Você lança as contas pagas e a entrada no estoque?

Só lançar as vendas não é o jeito correto de gerenciar uma empresa financeiramente. Você precisa saber quanto lucrou, qual é a sua margem de lucro e o custo fixo total.

Muita gente tem um monte de informação no sistema, mas não consegue entender o que está acontecendo na empresa.

O grande ganho é começar a saber o que é uma dívida, que contas a pagar são essas e se consegue receber. Tenha calma, não entre em desespero! Não tenha medo de dever uma dívida boa.

Saiba diferenciar dívida boa e dívida ruim

Imagem Ilustrativa || Via Pexels

Como evitar dívida

Apesar de existirem dívidas boas, o ideal é não ter nenhuma. Ou seja, evitar ao máximo qualquer tipo.

Por isso, elaboramos uma lista de como evitá-las. Vamos lá?

1. Saiba o quanto você tem e ganha

Ter em mente o quanto o seu caixa tem e ganha por mês é imprescindível. Essa informação garante que você não gaste a mais do que você recebe.

Caso contrário, gerará dívidas que poderão pesar no bolso da sua empresa e criar uma bola de neve que fica cada vez maior.

2. Dê prioridade

Saber exatamente qual é o seu foco e organizar certinho com o quê você deve gastar e o quê pode ser deixado de lado à priori, te ajudará a monitorar seus gastos e evitar as dívidas.

Esse fator é importante principalmente caso sua empresa esteja em um momento de crise ou quase crise. Nesse caso, dar prioridades te ajudará a sair dessa situação.

3. Novas rendas

Uma ótima dica é aumentar os recursos de onde vêm suas rendas. Além de te ajudar com as dívidas, as novas formas de adquirir rendas te ajudará com o orçamento da sua empresa.

4. Negociar

Discutir com quem você está devendo é impensável!

A melhor sugestão é você negociar, seja para alongar a data da dívida ou até mesmo diminuir o valor da mesma.

Isso mostrará ao cobrador que você está preocupado com sua dívida e tem interesse em quitá-la.

Porém cuidado, pois negociar com muita frequência é prejudicial, tendo em vista que mostrará uma falta de organização, o que ocasionará uma visão de despreparo sobre você e sua empresa.

Ouça também nosso Nkast sobre planejamento orçamentário.

Conclusão || Dívida boa X Dívida ruim

Agora você já sabe o que é uma dívida e como diferenciar uma boa da ruim.

Para saber mais ouça nosso Nkast sobre dívidas e acompanhe a maneira bem-humorada que nossos consultores trataram o tema.

Fique ligado também no nosso blog pra ficar por dentro de outros conteúdos especiais que você e sua empresa precisam saber.

Entre em contato com a NK Consultoria para mais informações.