fbpx

Pequena Empresa Grande || O que é e como contorná-la?

Pequena Empresa Grande

Você já ouviu falar em pequena empresa grande?

Isso acontece quando o empresário se perde na hora da contratação e acaba colocando muita gente dentro da empresa. A estrutura está tão institucionalizada que parece gigantesca, mas, na verdade, poderia ter quatro funcionários.

Mas quanto custa uma empresa pequena, que tem muita gente, e acha que é uma empresa grande? Como contornar isso? Vem conosco!

Pequena Empresa Grande || Defina o porte da sua empresa

Antes de começar contratando funcionários para sua empresa, é preciso saber qual a capacidade dela.

Definir o porte de antemão é um bom jeito de não tornar sua pequena empresa grande e assim evitar gastos que podem ser desnecessários.

O porte é, na verdade, um termo técnico utilizado para classificar o tamanho de uma empresa, seja ela micro, pequeno ou grande porte.

Para definir esse porte é preciso saber exatamente qual o faturamento bruto da matriz e, caso haja, das filiais.

E quem determina o porte da sua empresa? Muito simples! A responsável por definir o porte de sua empresa é a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa.

Pequena Empresa Grande || Como estruturar uma pequena empresa?

Quando o assunto é estruturar uma pequena empresa, vem a tona o desafio de dividir as funções e trabalhos para poucas pessoas.

Muitas das empresas tem esse problema em estruturação e acabam, inevitavelmente, sobrecarregando alguém. Isso resulta em má qualidade do serviço e insatisfação do cliente.

Para lidar com uma empresa pequena, existem determinadas funções que requerem uma atenção maior.

Alguns setores podem ser muito importantes para que seu negócio não se torne uma pequena empresa grande.

O departamento de marketing e vendas, por exemplo, é de extrema importância, já que ele é o responsável pela comunicação da empresa.

Ele é a ponte entre o cliente e o negócio, por isso é uma boa conectar esse departamento as metas de vendas.

Outra função de extrema importância é a operação e a produção, que também podem estar atadas uma a outra.

Muitas empresas iniciam no mercado com um profissional que pouco entende de gerenciamento, mas que é um mestre na arte de operar e produzir.

É com isso em mente que a melhor saída é montar um pequeno departamento que una essas duas coisas, visando também não sobrecarregar nenhum dos funcionários, por melhor que eles sejam.

O setor financeiro também não é menos importante que os demais e, embora um negócio seja pequeno, é necessário que haja alguém com conhecimento na área.

Nem sempre o empresário consegue analisar e chegar a conclusão de qual é o melhor modo de solucionar os problemas financeiros da empresa, entre eles a falta de recursos para manter as contas em dia.

A medida que o negócio cresce, naturalmente aumenta junto a complexidade da administração. O empresário que antes conseguia resolver tudo sozinho passa a precisar de uma equipe que possa realizar múltiplas tarefas.

E uma equipe que consegue dividir as tarefas entre si sem que haja sobrecarga em ninguém, tem enormes chances de se tornar uma equipe de sucesso.

Veja também: Saiba diferenciar as dívidas boas das ruins

 

Muitos funcionários x Profissionais flexíveis

 

Lembra sobre o que dissemos sobre sobrecarregar os funcionários? Bom, ter vários funcionários pode dar a falsa sensação de segurança.

Existem pequenas empresas com funcionários exercendo funções exclusivas como caixa, entrada de mercadorias, atendimento a clientes, por exemplo. Nesse caso, as pessoas confundem boa gestão com muita gente para fazer as coisas.

A ilusão de que, ter uma pessoa para cada função garante a boa gestão termina quando o funcionário sai da empresa e ela entra em colapso, porque ninguém sabe fazer o que o funcionário fazia. Esse é o erro!

Mesmo em empresas grandes, as pessoas não exercem apenas uma função, o mercado é muito mais dinâmico do que isso. No momento da contratação é importante escolher uma pessoa flexível.

É devido a isso que unir certos setores pode ser uma ótima decisão. É sempre bom ter em mente que, as vezes, o cara que faz marketing também consegue lidar com vendas e assim por diante.

O negócio não é só dividir tarefas, e sim todo mundo se ajudar. Um trabalho em equipe!

Veja também: A importância de avaliar sua empresa


Pequena Empresa Grande
Função é diferente de cargo


Tome sempre o cuidado de não transformar função em cargo.

Por exemplo, a função de cuidado em pós-venda não é um cargo pois, quem faz a venda também pode fazer o pós-venda. Você também pode ter um funcionário que faz pós-venda e ainda participa de outra fase do processo. Verifique os diferenciais de sua equipe e distribua as funções.

As funções a serem exercidas devem estar bem claras no momento da contratação e não podem ser adicionadas ao longo do tempo.

O empresário deve sempre estar atento ao que determina a legislação!

Veja também: Quanto vale a sua empresa?

Atendimento diferenciado

 

Contratar um gerente de vendas ou comercial não quer dizer que seu cliente será melhor atendido.

Pense na seguinte situação: toda vez que o cliente tiver um problema, tem que tratar com pessoas diferentes e explicar tudo novamente. Isso é desastroso.

Porém, se você tem um funcionário que participa de todo o processo comercial com o cliente, o resultado será melhor para ambos.

Na pequena empresa, a proximidade com o cliente é maior. Você sabe o nome do seu cliente, não é cada vez uma pessoa que atende. Numa grande rede, as pessoas seguem o processo e o cliente é só mais um, dificilmente será tratado como importante.

Afinal, você quer ter lucro?

Você precisa olhar para a realidade e verificar se o excesso de funcionários não está prejudicando o desempenho da sua empresa.

Funcionários são sempre mais caros do que pagamos mensalmente. Então, fazer o cálculo correto de quanto custa cada funcionário faz muita diferença para a empresa.

Talvez você consiga arcar com todas as pessoas que estão na sua empresa mas, se elas realmente não são necessárias você está perdendo dinheiro.

Saiba mais sobre gerir custos em: Redução de custos em 4 passos

Pequena Empresa Grande

Pequena Empresa Grande || Conclusão

 

Gostou de saber um pouco mais sobre como se livrar da situação de pequena empresa grande? Se tiver mais interesse pelo tema, ouça nosso Nkast.

Por meio de histórias fictícias, nossos consultores explicam como tudo isso acontece no cotidiano das empresas. Se precisa de mais dicas sobre gestão, procure nossa equipe!

Não se esqueça de nos seguir no Instagram e dar uma passadinha no nosso blog, caso queira saber mais sobre gestão de negócios.