fbpx

Pequena empresa grande

pequena empresa grande

Você já ouviu falar em pequena empresa grande?

Isso acontece quando o empresário se perde na hora da contratação e acaba colocando muita gente dentro da empresa. A estrutura está tão institucionalizada que parece gigantesca, mas, na verdade, poderia ter quatro funcionários. Quanto custa uma empresa pequena, que tem muita gente, e acha que é uma empresa grande? 

 

Muitos funcionários x Profissionais flexíveis

Ter vários funcionários pode dar a falsa sensação de segurança. Existem pequenas empresas com funcionários exercendo funções exclusivas como caixa, entrada de mercadorias, atendimento a clientes, por exemplo. Nesse caso, as pessoas confundem boa gestão com muita gente para fazer as coisas.

A ilusão de que ter uma pessoa para cada função garante a boa gestão termina quando o funcionário sai da empresa e ela entra em colapso, porque ninguém sabe fazer o que o funcionário fazia. Esse é o erro. Mesmo em empresas grandes, as pessoas não exercem apenas uma função, o mercado é muito mais dinâmico do que isso. No momento da contratação é importante escolher uma pessoa flexível.

 

Função é diferente de cargo 

Tome sempre o cuidado de não transformar função em cargo. Por exemplo, a função de cuidado em pós-venda não é um cargo pois, quem faz a venda também pode fazer o pós-venda. Você também pode ter um funcionário que faz pós-venda e ainda participa de outra fase do processo. Verifique os diferenciais de sua equipe e distribua as funções. 

As funções a serem exercidas devem estar bem claras no momento da contratação e, não podem ser adicionadas ao longo do tempo. O empresário deve sempre estar atento ao que determina a legislação. 

 

Atendimento diferenciado 

Contratar um gerente de vendas ou comercial não quer dizer que seu cliente será melhor atendido. Pense na seguinte situação: toda vez que o cliente tiver um problema, tem que tratar com pessoas diferentes e explicar tudo novamente. Isso é desastroso. Porém, se você tem um funcionário que participa de todo o processo comercial com o cliente, o resultado será melhor para ambos. 

Na pequena empresa, a proximidade com o cliente é maior. Você sabe o nome do seu cliente, não é cada vez uma pessoa que atende. Numa grande rede, as pessoas seguem o processo e o cliente é só mais um, dificilmente será tratado como importante. 

 

Afinal, você quer ter lucro?

Você precisa olhar para a realidade e verificar se o excesso de funcionários não está prejudicando o desempenho da sua empresa. Funcionários são sempre mais caros do que pagamos mensalmente. Então, fazer o cálculo correto de quanto custa cada funcionário faz muita diferença para a empresa. Talvez você consiga arcar com todas as pessoas que estão na sua empresa mas, se elas realmente não são necessárias você está perdendo dinheiro. 

 

Se tiver mais interesse pelo tema, ouça nosso Nkast. Por meio de histórias fictícias, nossos consultores explicam como tudo isso acontece no cotidiano das empresas. Se precisa de mais dicas sobre gestão, procure nossa equipe!