fbpx

Me separei, e agora?

dissolução societária

Não estamos falando de casamento, embora existam semelhanças. Quando os sócios de uma empresa decidem se separar, além do desgaste emocional, os problemas financeiros podem deixar a situação ainda pior. Os empresários podem se antecipar e prever um plano para a dissolução societária, já no começo da sociedade. Mas, caso não haja um plano, fazer uma avaliação da empresa é a melhor saída. 

 

Você não é o primeiro 

Embora pareça que a situação seja a pior. Quando existe uma dissolução societária, podem começar as buscas por culpados. Mas, saiba que vocês não serão os primeiros nem os últimos a passarem por isso. É normal que no início as ideias sejam semelhantes, aliás esse é um dos aspectos que levam os sócios a se unirem. Porém, com o tempo as ideias dos sócios podem não ser as mesmas do começo.

Essas divergências podem desgastar a sociedade, levando a uma dissolução. Agora, os recursos financeiros e os conhecimentos técnicos precisam ser divididos e isso pode gerar uma insegurança por parte dos sócios, afinal ninguém quer sair perdendo com a situação. 

 

Tipos de dissolução

Quando os sócios decidem separar a sociedade devem verificar em qual situação se encaixam dentro dos regulamentos previstos no Código Civil e nas leis que tratam sobre sociedades empresariais. São previstas pela lei as dissoluções total ou parcial. Na parcial, apenas um dos sócios deixa a empresa.

Já que a decisão foi tomada, a divisão deve considerar, além das questões legais, o caminho mais justo para que ambos não saiam perdendo com a situação. 

 

Vou perder dinheiro?

Essa é a principal dúvida quando existe a dissolução societária. Uma das formas de conseguir uma negociação de maneira justa é por meio da Avaliação da Empresa. A Valuation trará uma análise sobre a gestão desse negócio com o objetivo de encontrar o valor justo, ou seja, o mais próximo do valor de mercado

Com base no resultado da Avaliação, os ex-sócios terão mais segurança sobre a divisão dos recursos financeiros existentes e qual será o impacto para os que permanecerem no negócio. Somente a Valuation conseguirá separar os conflitos emocionais e resolver a questão de maneira justa e imparcial. 

 

Estejam preparados!

Vai começar um novo empreendimento e precisa de um sócio? Esteja preparado, faça um plano empresarial que preveja determinadas situações e já converse com o seu sócio sobre o futuro. Ninguém começa uma sociedade já pensando em se separar, mas caso isso ocorra saiba que existem soluções e que elas não estão distantes de sua realidade. Procure uma empresa de consultoria financeira que proporcione segurança nas suas atividades empresariais e bons negócios!