fbpx

Como fazer promoções: tudo o que você precisa saber

Como fazer promoção

É necessário que você saiba como fazer promoções para não deixar sua empresa no vermelho. Mas e aí? Como fazer o lucro ser seu e não do cliente?

Para isso, você precisa de algumas informações de extrema importância, principalmente se for administrador de uma pequena empresa.

Nós, da NK Consultoria, vamos te explicar tudo o que você precisa saber.

Veja também: Pequena empresa grande

Como fazer promoções

Imagem Ilustrativa || Via Pexels

O que é promoção?

Primeiramente, você deve saber o que é exatamente a promoção. Talvez você tenha pensado que a resposta é óbvia: dar descontos.

Entretanto, ao pensar assim, você desconsidera a origem dessa palavra, que vem de promover. O termo “promover” significa dar impulso a algo, sobrepor alguma coisa sobre outra.

Mas o que isso tem a ver com promoção? Quando você anuncia a promoção em sua empresa, você instiga os clientes a comprarem em sua loja e está impulsionando as pessoas a levarem um produto em específico que foi sobreposto a outros.

Isso não necessariamente ocorre devido a baixa de preço. Esse evento pode ocorrer também a outros modos de promover um produto, como por exemplo: “pague 1 e leve 2”, “descontos em datas comemorativas” ou até mesmo “cartão fidelidade”.

Agora você sabe que promoção não se resume exclusivamente a colocar uma categoria como foco e reduzir seu valor.

Porém, aqui vamos priorizar apenas isso. Então, vamos descobrir como fazer promoções?

Dar descontos vende mais? || Como fazer promoções

A principal dúvida sobre como fazer promoções está relacionada aos descontos. Afinal, como baixar os preços pode ajudar no estabelecimento?

Por isso, conceder descontos com muita frequência pode não ser tão bom e nem sempre fará vender mais. Para aplicar uma promoção, ainda mais se for grande, é importante fazer um planejamento antes.

Com uma boa estratégia tanto o cliente quanto a corporação saem ganhando, principalmente a segunda. Vamos te explicar como.

Veja mais: Planejamento orçamentário

Como fazer promoções

Imagem Ilustrativa || Via Pexels

O que acontece quando concedemos desconto

O intuito dessas grandes promoções é queimar o estoque, certo? Pensando por esse lado, quem terá mais lucro: o vendedor ou o fornecedor? A resposta, evidentemente, é o fornecedor.

Contudo, é importante ressaltar um detalhe. O fornecedor precisa pagar uma série de taxas, seja para o governo, da máquina de cartão, a comissão do vendedor, entre outros.

Logo, se um produto era 70 reais, por exemplo, e o desconto foi de 30%, você o venderia por 21 reais. Mas, com todas essas taxas, que ao todo seriam 20% dos 21 reais, na teoria, seu lucro seria em torno de 5 reais.

Então, como aumentar o lucro em cima dos descontos? Pela lógica, é vender mais.

Estratégias de vendas || Como fazer promoções

Como dito anteriormente, na sua promoção, você terá que vender mais para aumentar o lucro. Isso parece óbvio, mas o que talvez você não tenha pensado é no que “vender mais” se refere.

Essa expressão não se restringe apenas ao produto que está em promoção. Uma grande estratégia para realizar esse feito é fazer com que o consumidor compre algo a mais além do produto promovido.

Você já reparou que muitos mercados, para ilustrar, colocam as mercadorias mais consumidas no melhor campo de visão das pessoas? Ou os itens que se complementam costumam estar muito próximos, como a margarina e o presunto?

Isso acontece, não só porque ambos são alimentícios e precisam ficar refrigerados. Caso o presunto esteja em promoção, a pessoa que vai comprá-lo já passa pela margarina e, como já está no local, aproveita para comprar.

Outro exemplo: as lojinhas no meio da estrada que você para durante uma viagem. Perceba que todos os produtos principais estão espalhados pela loja assim como qualquer outra. Todavia, o principal detalhe está na fila do caixa, onde ali se encontram vários objetos considerados úteis e importantes em uma viagem, como fones de ouvidos e almofadas para o pescoço.

Essa é uma estratégia bastante eficaz pois instiga os viajantes a consumirem produtos que talvez eles nem precisassem e não estivessem sentindo falta até o momento que os viram em exposição.

Resumidamente, a tática consiste em estimular o consumidor a comprar não apenas o item em promoção, mas também a comprar outros que estejam em seu valor normal.

Veja também: Estratégias de vendas

Como fazer promoções

Imagem Ilustrativa || Via Pexels

Gatilhos mentais || Como usá-los nas promoções

Caso você não saiba, os gatilhos mentais causam emoções diretamente no cérebro das pessoas, tirando-as da zona de conforto ou influenciando-as de algum modo.

Tendo essa concepção em mente, é fácil entender como os gatilhos mentais podem ajudar nas promoções.

Mas, afinal, quais são eles? Dentre tantos existentes, seleciono aqui três que serão os mais úteis para alcançarmos nosso objetivo.

Os dois primeiros trabalham juntos e envolvem o tempo: escassez e urgência. Para aplicar esses dois você precisa estabelecer um prazo para o término da promoção.

Ao dizer que o preço de determinada mercadoria só ficará disponível por um tempo, isso faz com que as pessoas sintam uma necessidade intensa de adquiri-lo antes que acabe, pois poderão não obter a vantagem novamente.

O terceiro gatilho é a prova social. Em outras palavras, quando algo está sendo adquirido por uma grande parcela de pessoas e todas falam bem, isso acaba gerando um entusiasmo, fazendo com que outras pessoas comprem. Isso repercute numa osmose da vontade de obtê-lo, aumentando o fluxo da clientela.

Lembre-se, quanto maior a aprovação do seu produto, maior a frequência do mesmo ser e uma maior propaganda entre a população local.

Conclusão || Como fazer promoções

Para concluir, é importante ressaltar que uma boa divulgação também ajuda a atingir ainda mais o alvo, trazendo clientes para seu comércio, tendo assim muito mais visibilidade.

Lembre-se então de tudo o que falamos, desde promover um conteúdo específico sem ignorar outros até os gatilhos mentais.

Agora você já sabe os pontos fracos de se fazer uma promoção e como contorná-la. Não há motivos para deixar de fazer, desde que seja planejado atentamente.

Fique por dentro de mais conteúdos diversos sobre financiamento e dicas para sua empresa ser um sucesso no nosso blog. Além disso, você pode ficar por dentro do  nosso NKast e nos acompanhar pelo YouTube.

Acompanhe também:

NK Instagram

> NK Facebook