fbpx

Dissolução Societária || Me separei, e agora?

dissolução societária

Apesar do título, não estamos falando de casamento, embora existam semelhanças.

Quando os sócios de uma empresa decidem se separar, além do desgaste emocional, os problemas financeiros podem deixar a situação ainda pior.

Os empresários podem se antecipar e prever um plano para a dissolução societária, já no começo da sociedade. Mas, caso não haja um plano, fazer uma avaliação da empresa é a melhor saída.

Justamente por todas essas complicações, nós da NK Consultoria fizemos uma matéria especial para você.

Vamos lá?

Veja também sobre Pequena Empresa Grande

dissolução societária

Imagem Ilustrativa || Via Pexels

Dissolução societária || O que é?

Como o próprio nome já sugere, acontece um rompimento de uma sociedade. Nesse caso, a dissolução societária quebra os laços entre sócios após ambos não quererem trabalhar em conjunto.

Os motivos para a dissolução acontecer pode ser diversos, seja falta de entendimento, brigas, o término de um contrato ou, simplesmente, a falta de interesse em continuar juntos.

O fim da parceria entre sócios, por outro lado, não significa o fim da empresa. Por isso subdivide-se em dissolução societária parcial ou total.

Saber em qual tipo de dissolução societária se encaixa ajuda a empresa no processo do rompimento.

Veja também sobre diferenças entre dívidas boas e ruins

Dissolução societária parcial

No caso da dissolução parcial, o contrato social é desfeito por uma parte de sócios que saem do quadro da empresa, contudo, outras áreas e a personalidade jurídica da empresa continua existindo.

Aplica-se a sociedades limitadas, ou seja, anônimas de capital fechado e sociedade em comum.

Ela pode ocorrer por motivos como morte, retirada ou expulsão do sócio

Dissolução societária total

Diferente da parcial, esta gera o fim da sociedade, bem como suas atividades.

Após o rompimento acontecer, a personalidade jurídica existirá por tempo limitado. Isso porque, é necessário realizar a contabilidade dos pagamentos e dividir os saldos restantes, quando houver, entre os sócios.

Os motivos da dissolução societária total são mais extensos, podendo ser relacionados a falência, vencimento de prazo, extinção de autorização para operar, dissolução judicial por causa justa e outros.

Veja também sobre gestão de custos

dissolução societária

Imagem Ilustrativa || Via Pexels

Dissolução societária || Você não é o primeiro

É comum que no início de uma empresa os sócios tenham suas ideias e metas compatíveis, com confiança um no outro e tudo está mil e uma maravilhas.

Porém, também é comum que dificuldades apareçam e as coisas podem começar a dar errado, ou simplesmente o contrato esteja chegando ao fim e um dos sócios não esteja mais a fim de continuar.

Isso pode gerar inúmeras brigas e, nos casos onde há conflitos internos, é possível que comece a haver buscas por culpados por todos os pontos negativos.

Entretanto, é imprescindível que todos os sócios lembrem que eles não são os primeiros a passar por esse processo.

As divergências podem desgastar a sociedade, o que leva a dissolução. Com isso, os recursos financeiros e os conhecimentos técnicos precisam ser divididos e isso acaba gerando inseguranças por parte dos sócios, afinal ninguém quer sair perdendo com a situação.

Por isso, é importante ser justo e ter alguém profissional para ajudar na dissolução societária, tanto parcial quanto total.

Veja também sobre como corrigir preços

Dissolução Societária || Vou perder dinheiro?

Essa é a principal dúvida quando existe a dissolução societária.

Uma das formas de conseguir uma negociação de maneira justa é por meio da Avaliação da Empresa.

A Valuation, como é chamado a Avaliação da Empresa, trará uma análise sobre a gestão desse negócio com o objetivo de encontrar o valor justo, ou seja, o mais próximo do valor de mercado.

Com base no resultado da Avaliação, os ex-sócios terão mais segurança sobre a divisão dos recursos financeiros existentes e qual será o impacto para os que permanecerem no negócio.

Somente a Valuation conseguirá separar os conflitos emocionais e resolver a questão de maneira justa e imparcial.

Quer saber mais por que avaliar sua empresa? Clique aqui!

Avaliação da Empresa

Como já se sabe, a Valuation consiste em identificar o valor do seu negócio, determinando um preço justo e o retorno de suas ações.

A Avaliação de uma empresa pode ser feita de diversas formas diferentes, como o Método Patrimonial, Análise Comparativa de Múltiplos e outros.

O primeiro normalmente é utilizado para avaliar empresas ou indústrias que já estão fechadas, possuem bens, um parque fabril valioso, mas, não geram receita ou estão com dívidas.

Já a segunda se leva em consideração o cenário de empresas com características muito semelhantes. Então, de maneira resumida, se uma empresa que fatura R$4 milhões por ano foi vendida por R$8 milhões, quer dizer que foi utilizado múltiplos de dois sobre seu faturamento.

Veja mais sobre quanto vale a sua empresa

dissolução societária

Imagem Ilustrativa || Via Pexels

Dissolução Societária || Como acontecer

No momento em que a dissolução societária começa, é necessário elaborar um distrato social. A elaboração é feito em uma assembleia e ela visa prever as responsabilidades, deveres e os direitos de cada sócio.

Após a verificação desses dados e outros já citados anteriormente, apenas a parte do sócio que está saindo da empresa é paga, no caso da dissolução parcial.

Todos os sócios devem assinar o distrato para comprovar que tudo está de acordo com o processo correto.

Entretanto, há casos que a empresa precisa recorrer a uma ação jurídica para realizar a dissolução societária.

Em outras palavras, a dissolução pode acontecer judicialmente ou extrajudicialmente.

Veja também sobre controles financeiros.

Estejam preparados!

Vai começar um novo empreendimento e precisa de um sócio? Esteja preparado, faça um plano empresarial que preveja determinadas situações e já converse com o seu sócio sobre o futuro.

Ninguém começa uma sociedade já pensando em se separar, mas caso isso ocorra saiba que existem soluções e que elas não estão distantes de sua realidade.

Procure uma empresa de consultoria financeira que proporcione segurança nas suas atividades empresariais e bons negócios!

Veja sobre esse assunto clicando aqui!

Dissolução Societária || Conclusão

Gostou da matéria? Agora você já sabe tudo sobre dissolução societária e como manter-se firme durante o processo.

Fique ligado em nosso blog para mais dicas e acesse nosso podcast para obter mais conhecimentos sobre assuntos importantes para sua empresa.

Acesse também nossas redes sociais;

> Instagram

> Facebook

> YouTube